segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Formação Viva & Love CT Arte e Cultura: 05/09 - 09 às 12 horas

Vidas ativas são práticas culturais, passadas de geração em geração, em diversos espaços e situações humanas. Engloba inúmeras formas de se movimentar, que se diferenciam em cada local, contexto e cultura. 

Compreender tal fato permite ampliar a nossa concepção dos modos ativos de existir, conhecer e ouvir experiências que se mostram diferentes daquilo que nosso contexto específico nos apresentou ao longo da vida.

O skate, enquanto modalidade de movimento e expressão, além de olímpico, tem se mostrado cada vez mais amplo e rico em sua cultura, práticas, significados e formas de ser.

Por se desenvolver em contextos urbanos, o skate se conecta com o uso da cidade, se relacionando fortemente com o desenvolvimento do território e a participação de pessoas neste processo de desenvolvimento.

Quando se relaciona com projetos sociais que visam desenvolver a cidadania, por meio dos esportes e práticas do movimento, o skate tem se mostrado potente nas iniciativas do esporte de participação, educação e desenvolvimento.

A pedagogia da emancipação pelo skate, desenvolvida pela Love CT, tem suas raízes na percepção da necessidade de ocupação de espaços, o ensino e o modelo de como essas ocupações podem ocorrer. Se tornando, nestes espaços, uma prática passada de geração a geração.

Junto da Love CT, a Formação Viva nos trará o conhecimento prático de como o skate se mostra um modo de vida ativo. Não só do movimento, mas da relação com a cidade, os espaços urbanos, assim como intervenções e recuperação de espaços abandonados para a realização da prática. 

Serão apresentados aos presentes os detalhes de como a inserção do skate pode acontecer no âmbito do ensino e da pedagogia, tanto para crianças e adolescentes quanto para adultos e pessoas da terceira idade. Capacitando também educadores de projetos sociais do skate e pessoas interessadas a, minimamente, compreenderem como transmitir o conhecimento, como se constrói um ambiente que propicia essa passagem de geração a geração rumo à emancipação e construção de cidadania pelo skate.

Então, é só aparecer! O evento é aberto e gratuito!

  • Quando? 05 de setembro, das 09 às 12 horas.

  • Onde? Espaço Multiuso do CEPEUSP (Centro de Práticas Esportivas da USP, Praça 02, Prof. Rubião Meira, 61 - Cidade Universitária - Butantã - SP).

  • O que? Vivência de Skate e Roda de Conversa (equipamento será fornecido pela organização).

  • Com quem? Com você e a equipe do Coletivo Love CT Skate - Inclusão e Resgate.

  • Inscrição? Não é obrigatória, mas facilitará a organização do evento, você pode fazer clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário