terça-feira, 19 de maio de 2026

Confira como foi esse incrível bate-papo!

Em maio de 2026 aconteceu mais um potente encontro da Redes Vidas Ativas!

O tema foi a Tarifa Zero, acesso à cidade e vidas ativas, com uma abordagem ampla, interdisciplinar, intersetorial e sistêmica por parte de nossas convidados:

  • Daniel Santini, jornalista, coordenador da Fundação Rosa Luxemburgo, mestre e doutorando pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, um dos principais pesquisadores das políticas públicas de Tarifa Zero. Daniel nos convidou a ousar, pensar em outras lógicas; considerar a mobilidade como direito, não como mercadoria;

  • Ricardo Brandão, coordenador do Laboratório de Vida Ativa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (LaVA - UERJ). Ricardo compartilhou conosco suas policrises (climática, desigualdades estruturantes e das democracias) e como pensar políticas públicas para esses enfrentamentos, mantendo direitos. Uma conversa anterior com a participação do Ricardo pode ser acessada aqui, onde ele explica e apresenta um Mapa Sistêmico com o tema da Tarifa Zero.

A gravação do encontro de maio/26 pode ser acessada aqui.


Os encontros mensais e remotos da Redes são abertos a todas as pessoas interessadas em promover vidas mais ativas. A Redes Vidas Ativas é um espaço de conexão entre coletivos, instituições e pessoas que buscam promover vidas e sociedades mais ativas. Vamos unir forças em temas como atividade física, saúde, esporte, mobilidade ativa, desenvolvimento humano, meio ambiente e muito mais!

Mais informações, cartas, manifestos e materiais produzidos coletivamente pela Redes Vidas Ativas podem ser acessados aqui.

Venha Conviver, Jogar e Brincar no CEPEUSP!

Venham usufruir e interagir com os espaços pensados e preparados com muito cuidado: a transformação do gramado em frente à Pista de Atletismo do CEPEUSP* em um ambiente com múltiplos usos, qualificando os lugares e tornando-os mais agradáveis e inclusivos.

Vamos conviver, contemplar, jogar, nos divertir, brincar, aproveitar os espaços, materiais e companhias! Contamos com vocês para desfrutar e propor atividades e intervenções ao longo dos dias! E também para imaginar e criar este e tantos outros lugares potentes e ativos.

Ficou curiosa, curioso? Dê uma conferida na Programação Livre e Espontânea e nas atividades orientadas.

As atividades orientadas serão desenvolvidas pela equipe do Prodhe e parceiros: Instituto Teko Porã, AcolheGeo / profa. Aline Toffoli, prof. Fabrício Felix, André Vianna e Luiz Neto, Esporte in Loco e FAU Social. 

Venha conviver, contemplar, jogar, se divertir, brincar, aproveitar os espaços! O evento é aberto ao público em geral, sem necessidade de inscrição e gratuito.

O evento é aberto ao público em geral, sem necessidade de inscrição e gratuito. Confira as fotos da última edição do evento aqui.

 

O evento estabelece conexões com as campanhas internacionais Dia do Desafio e Semana Mundial do
Brinca
r:


* CEPEUSP - Praça 02, Prof. Rubião Meira, 61, Cidade Universitária - Butantã - SP.

quinta-feira, 14 de maio de 2026

Vivência de Tai Chi no AcolheGeo!

Mais uma ação do AcolheGeo! Vivência de Tai Chi com a professora Aline Toffoli.

Quando? 27/05/26, sexta-feira, às 13h.

Onde? Pátio do Instituto de Geociências USP (Rua do Lago, 562).

Inscrição? Não é necessária, evento aberto e gratuito.

A Oficina faz parte da programação da Semana Conviver, Jogar e Brincar, que ocorrerá de 26 a 28 de maio no CEPEUSP.

Confira a programação em nossas redes sociais!

quarta-feira, 13 de maio de 2026

Vem aí a Semana Conviver, Jogar e Brincar

A Semana Conviver, Jogar e Brincar ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de maio, no CEPEUSP*.

O objetivo do evento é propor uma multiplicidade de usos dos espaços - gramado em frente à Pista de Atletismo do CEPEUSP - a partir de intervenções que qualificam o ambiente, tornando os lugares agradáveis, inclusivos e potentes.

Ficou curiosa, curioso? Teremos uma Programação Livre e Espontânea e atividades orientadas.

Teremos os Espaços Brincadeiras, Jogue e Contemple, Zen, Jogos, Redes, Desfiladeiro...

Algumas das atividades orientadas serão: Oficina de Tai Chi, Vivência de Lacrosse, Manbol, Queimada Bola na Torre, Oficina de Valores Olímpicos... as atividades serão desenvolvidas pela equipe do Prodhe e parceiros: Instituto Teko Porã, AcolheGeo / profa. Aline Toffoli, prof. Fabrício Felix, André Vianna e Luiz Neto, Esporte in Loco e FAU Social.

Venha conviver, contemplar, jogar, se divertir, brincar, aproveitar os espaços! O evento é aberto ao público em geral, sem necessidade de inscrição e gratuito.

Confira as fotos da última edição do evento aqui.

O evento estabelece conexões com as campanhas internacionais Dia do Desafio e Semana Mundial do
Brinca
r:


* CEPEUSP - Praça 02, Prof. Rubião Meira, 61, Cidade Universitária - Butantã - SP.

segunda-feira, 11 de maio de 2026

Prodhe representa CEPEUSP em lançamentos importantes!

O CEPEUSP esteve representado pela equipe do Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte em duas atividades muito especiais e que subsidiam nossas reflexões e práticas, em especial o evento Semana Conviver, Jogar e Brincar.

Dê uma conferida!

  • Lançamento do Dia do Desafio (campanha internacional organizada na América Latina pelo Sesc SP). Além de estar presente como parceiro, o Prodhe apresentou um pôster eletrônico sobre a Semana Conviver, Jogar e Brincar 2025. Saiba mais sobre a campanha clicando em: https://www.diadodesafio.org.br/

  • Lançamento do Guia "Um novo olhar sobre o brincar", da IPA Brasil (Associação Brasileira Pelo Direito ao Brincar e à Cultura, filiada à International Play Association). CEPEUSP e IPA foram parceiros na realização de cursos de Jovens Mediadores do Brincar, além de outras ações pontuais. Você pode fazer o download do Guia clicando aqui
A Semana Conviver, Jogar e Brincar aproveita as temáticas do Dia do Desafio e da Semana Mundial do Brincar para criar um ambiente qualificado, multiuso e de interação intergeracional. A Semana ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de maio, no CEPEUSP.

Em breve divulgaremos a programação detalhada.

Acompanhe!

Vamos de Comunidades Ativas?! 23 de maio - no CEPEUSP!

Vai ter Comunidades Ativas! Um momento de compartilharmos aprendizados.

A proposta é mobilizar os grupos aos quais estamos vinculados no cotidiano - famílias, amigos, equipes esportivas - e vivenciarmos possibilidades de sermos mais ativos.

Fica o convite para que você venha participar conosco, trazendo seus grupos de convívio para o encontro Comunidades Ativas.

  • Para fazer o que? Vamos jogar Padminton, Roundnet e Manbol, além de um Bate-Papo sobre nossas vidas ativas.

  • Quando? 23 de Maio, das 09 às 11 horas.

  • Onde? na Sala Fitness do CEPEUSP*.

Evento gratuito, aberto ao público em geral (de todas as idades, de dentro e de fora da universidade, de perto e de longe, mais ativos, menos ativos...).

É só comparecer!

 Cepeusp - Praça 02, Prof. Rubião Meira, 61, Cidade Universitária - Butantã - SP.

terça-feira, 5 de maio de 2026

Bate-papo no AcolheGeo: Caminhos de apoio

Venha participar de mais uma ação do AcolheGeo: um bate-papo com Dr. João Paulo Lotufo (Dr. Bartô),
médico do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo.

Quando? 22/05/26, sexta-feira, às 13h.

Onde? Espaço Coworking - Biblioteca Setembrino Petri - Instituto de Geociências USP.

Sobre? Rede de apoio, cuidado emocional e novos caminhos, com espaço para refletir sobre desafios que impactam a saúde, incluindo questões relacionadas ao uso de álcool e outras substâncias. Compartilhar experiências e fortalecer a superação por meio da escuta e do apoio.

Inscrição? Não é necessária, evento aberto e gratuito.

Ciclo Formativo em Ciência Cidadã para promoção de vidas ativas: inscrições abertas e gratuitas

A Rede Vidas Ativas propõe a realização de um ciclo formativo sobre Ciência Cidadã, voltado a interessados em temas como: ciência cidadã, vidas ativas, esporte, atividade física, saúde, mobilidade urbana, participação social e outros temas relacionados.

Ao longo de quatro encontros, um por mês, o público será convidado a compreender fundamentos conceituais, conhecer experiências concretas e experimentar metodologias participativas que ampliam a capacidade de leitura crítica do território, produção de evidências e diálogo com políticas públicas. A proposta articula sociedade civil e pesquisadores, valorizando saberes locais e processos coletivos de investigação.

Quando? 21/05, 18/06, 23/07 e 20/08, das 14 às 17 horas.

Onde? Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP (Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar, Bela Vista, São Paulo).

Inscrições: Apenas para o primeiro encontro, clique aqui (obs.: as inscrições serão feitas a cada encontro). Gratuitas e abertas a todas as pessoas interessadas.

Neste primeiro encontro, o foco estará na apresentação dos conceitos, origens e princípios da Ciência Cidadã, situando seu desenvolvimento histórico e suas aplicações contemporâneas, especialmente em contextos urbanos. Serão discutidos exemplos nacionais e internacionais que demonstram como a participação de cidadãos na coleta e análise de dados pode contribuir para diagnósticos mais precisos sobre desigualdades territoriais e para a qualificação de decisões públicas. O encontro também abre espaço para o reconhecimento dos interesses do grupo e para a construção de um repertório comum que orientará as etapas seguintes do ciclo.

Esse projeto converge saberes e experiências dos facilitadores de diferentes instituições que compõem a Redes Vidas Ativas: Sesc CPF, REMS, CELAFISCS, Cidade Ativa, Corrida Amiga, Prodhe/CEPEUSP e SBAFS.