quarta-feira, 17 de abril de 2024

Vidas na USP: das formações esportivas no Cepeusp ao ingresso na EEFEUSP!

Março nos trouxe excelentes notícias!

A Thabbata Neves e o Jhonatan dos Santos, que tiveram participações nas formações esportivas do PRODHE, ingressaram na Escola de Educação Física e Esporte da USP, na universidade pública e gratuita.

Parabéns! Ambos tiveram e criaram oportunidades, puderam fazer escolhas ao longo destes anos de vida. São trajetórias que simbolizam a importância das políticas públicas de inclusão e de acesso ao ensino universitário.

Fizemos um bate-papo e eles compartilharam que o desafio atual tem sido entender e adaptar-se à rotina universitária, um jeito diferente de ensino e de estudo, tempo integral, muitas possibilidades e vontade de abraçar tudo.

Jhonatan disse que "tudo que veio de diferente para mim, viagens, competições, experiências e vivências; foi o esporte que me trouxe." Thabatta complementou que "achava muito pouco 2 aulas de Educação Física na escola, então comecei a buscar por fora alguma atividade para fazer e acabei encontrando o PRODHE. Eu fui descobrindo que gostava muito mais do que eu achava que gostava."

Quanto à passagem pelo PRODHE, disseram:

"A experiência que eu tive no começo... foi um sinal, essa direção é sua, esse caminho dá para você ir, Educação Física. Pegando as experiências que tive com o PRODHE e aplicando na minha vida." (Jhonatan).

"As modalidades que a gente aprendia aqui eu conseguia executar em outros lugares fora daqui, ajudar outras pessoas. Isso me ajudou a entender melhor como funcionava, me ajudar e aos outros também." (Thabatta).

E a mensagem final foi de buscar o autoconhecimento para realizar suas escolhas, além da força de vontade, correr atrás do que se quer, focar, traçar uma reta e chegar lá!

Jhonatan finalizou: "Você ser morador de comunidade e estar na USP como aluno, não como pedestre, é muito diferente, você sente um orgulho, eu cheguei onde eu queria."

Nenhum comentário:

Postar um comentário