terça-feira, 18 de outubro de 2022

Promoção de modos de vida mais ativos em situações de vulnerabilidade: uma baita conversa!

No dia 13/10 ocorreu uma fantástica conversa entre as lideranças comunitárias Sidineia Chagas (Perifeminas e Perifemanos), Marcelo Martins (Love CT) e Franz Thomas (Navegando nas Artes), mediada por Giovanna Togashi e pela metodologia de Diagnóstico Rápido Participativo (DRP).

O tema do bate-papo foi Promoção de modos de vida mais ativos em situações de vulnerabilidade - o evento fez parte da agenda do Circuito Urbano 2022, com apoio do ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos) e foi organizado pela Redes Vidas Ativas.

A proposta foi aplicar e aprender simultaneamente a metodologia DRP, sistematizando uma reflexão coletiva sobre os principais problemas e potenciais de comunidades em situação de vulnerabilidade que impactam em modos de vida mais ativos, gerando proposições construtivas.

A partir dos problemas levantados individualmente, chegou-se a um consenso e hierarquização de três principais:

  1. Ausência de equipamentos públicos, como teatros, quadras, ciclofaixas, centros culturais etc;
  2. Acessibilidade aos espaços / locomoção;
  3. Criminalização do tempo "não produtivo".

Algumas soluções foram propostas, conforme o quadro.

Os pontos positivos também foram levantados. Devido ao tempo de duração do evento, não foi possível fazer a hierarquização e, posteriormente, pensar em um Plano de Ação para enfrentar os problemas e potencializar os pontos positivos das comunidades em situações de vulnerabilidade.

Se você ficou curioso, dê uma conferida na gravação - canal do YouTube do Circuito Urbano, clique aqui para acessar. Se está com pouco tempo, dê uma olhada aqui para ficar ainda mais instigado a assistir!

E se quiser acompanhar os desdobramentos, participe da Redes Vidas Ativas: próximo encontro remoto no dia 10 de novembro, 10 horas (acompanhe no site https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/ para fazer inscrição e receber o link).

Nenhum comentário:

Postar um comentário