terça-feira, 17 de setembro de 2024

Vamos dar uma conferida? Encontro da Redes Vidas Ativas!

Foi uma conversa potente! Conhecimentos acadêmicos, de vida, de experiências! Reflexões e
proposições.

As desigualdades sociais e as infraestruturas urbanas e suas funcionalidades são alguns aspectos que impactam as pessoas e sociedades serem mais ativas. Estes temas nortearam o encontro de setembro da Redes Vidas Ativas com convidadas muito especiais.

Ricardo Barbosa, coordenador do grupo de pesquisa-ensino-extensão Rede Mobilidade Periferias concluiu sua fala inicial com algumas reflexões e proposições:

  • A pesquisa origem e destino do Metrô mostra uma tendência de queda dos modos ativos e aumento dos modos individuais motorizados. Preocupante!
  • PAC das Calçadas: urgente em termos de cidadania adequar/construir as calçadas onde é necessário e com arborização. Estas questões não geram votos - pedestres são considerados de cidadania inferior -, mas melhoram a qualidade de vida.
  • Experiência da Paulista Aberta para periferias.
  • Valorização de parques e praças, conectando ao sistema cicloviário, aos equipamentos dos territórios. Pensamento mais amplo e sistêmico.
  • Pensar em espaços nos bairros abertos à população. Por exemplo, escola do bairro ser central para atividades esportivas e culturais, valorizando as experiências locais existentes. Escolas foram se fechando e virando “prisões”. Precisamos de uma cidade mais ativa e justa para todas as pessoas.

Aline Silva, atleta olímpica e fundadora da Mempodera compartilhou momentos e aprendizados das fases de sua vida:

  • Necessidade de diminuir a lógica da “peneira” no esporte, dar mais oportunidades.
  • O número de mulheres praticantes de esporte cai drasticamente ao longo da vida e os homens acabam indo para a gestão e mantendo o ciclo de desigualdade.
  • O esporte tende a ser um ambiente muito abusivo, por exemplo, quando pune por atrasos, erros; quando técnicos gritam, agridem verbal e fisicamente para “estimular”. Quem sobrevive no esporte?
  • Ainda há muito a ser feito para o equilíbrio da balança, para termos mais oportunidades e ambientes acolhedores que criem memórias afetivas e levem à prática do esporte para a vida.
  • O esporte se relaciona com o todo, a educação, as desigualdades sociais. Necessário preparar um ambiente seguro para as pessoas terem uma relação bem resolvida com o esporte.

Ficou pensativa, curioso? Teve muito mais: diálogo com as pessoas participantes, comentários, indagações, indignações...

Você pode conferir como foi a conversa toda clicando aqui e acessando a gravação.

A Redes Vidas Ativas é um espaço de conexão entre coletivos, instituições e pessoas que buscam promover vidas e sociedades mais ativas. Vamos unir forças em temas como atividade física, saúde, esporte, mobilidade ativa, desenvolvimento humano, meio ambiente e muito mais!

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Inscrição de experiências pedagógicas até 20 de outubro!

As inscrições de experiências pedagógicas para a 9a Maratona de Esporte e Desenvolvimento Humano já estão abertas e vão até dia 20 de outubro!

Ainda tem tempo, mas não vamos deixar para a última hora. Então, anote aí na agenda e não perca o prazo!

O formulário de inscrição pode ser acessado aqui.

Mas o que é a Maratona? O evento tem como objetivo mobilizar educadores e instituições que atuam com esporte, atividade física, mobilidade ativa e o movimento humano em geral, a compartilharem suas práticas pedagógicas num ambiente de troca e reflexão, gerando novas aprendizagens. Não é uma corrida, mas é um evento de fôlego, pois temos tido uma média de 50 experiências pedagógicas inscritas.

A Maratona ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2025, de maneira presencial, no Sesc Belenzinho - São Paulo.

Para colaborar na inscrição, algumas dicas:

  • Há três opções para apresentação das experiências, escolha a sua: Relato Oral, Vivência e Vídeo;
  • Haverá um bloco de apresentações sobre Legados materiais e imateriais: Esporte e Desenvolvimento HumanoVocê tem alguma experiência relacionada com este tema?
    • Nos últimos 30 anos houve um crescimento de organizações da sociedade civil desenvolvendo programas sócio-esportivos. Também houve avanços na legislação, como a Lei de Incentivo ao Esporte, e sediamos grandes eventos esportivos. Pesquisas, documentos robustos e campanhas de promoção de atividades físicas e esportivas garantiram que informações sobre benefícios das práticas chegassem à população. Quais foram os legados, quais são as perspectivas e desafios?
  • Consulte, leia e inspire-se nos trabalhos da 8a Maratona (clique aqui e acesse) e na publicação dos trabalhos da 6a Maratona (clique aqui).
 
O evento faz parte da agenda da Rede Esporte pela Mudança Social - REMS, coorganizado pelos seus associados CEPEUSP/Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte, Instituto Teko Porã, Fundação Gol de Letra e Sesc SP (com realização na unidade Belenzinho). Se tiver alguma dúvida, entre em contato!

CEPEUSP na Virada Esportiva: aproveitem!

O CEPEUSP estará aberto ao público na Virada Esportiva, dias 21 e 22 de setembro. Vamos aproveitar!

Depois de ser a Arena Orgulho em 2023, o CEPEUSP será a Arena dos Esportes e receberá atividades esportivas e Desafios de Escape Room.

Segundo a organização, serão "mais de 10 horas de atividades gratuitas e emocionantes, com esportes e dinâmicas variadas!"

Local: Centro de Práticas Esportivas da USP - Praça 02, Prof. Rubião Meira, 61 - Cidade Universitária.

Quando: 21 e 22/09.

Mais informações: instagram @cbe.oficial

 

 


 

Confira como foi: Formação Viva de setembro!

Foto: @rogertil1960
A Cultura Urbana do coletivo Love CT, de Cidade Tiradentes: arte, cultura, poesia, sarau, psicologia radical, exposição fotográfica, muito skate...Vidas muito ativas...

Foi assim o encontro da Formação Viva realizado no dia 06 de setembro, conectando a Cultura Urbana e Vidas Ativas, Love CT Skate e Prodhe Cepeusp, Zona Leste e Zona Oeste, contando ainda com o pessoal da Zona Sul, do Circo Social do Grajaú.

Crianças, jovens, adultos e idosos se envolveram nos momentos de conversa, musicais e de prática do skate. Um compartilhar e dialogar muito rico, profundo e real.

Vidas e experiências se conectaram. Sinta um pouco do encontro nas fotos e vídeos registrados pelo fotógrafo e educador Roger Tilskater, clique em fotos e vídeos.

Algumas dicas:

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Inscrições abertas: 8a Voltinha da USP!

A 8a Voltinha da USP já está com inscrições abertas! E vai até 15 de outubro (ou as vagas acabarem!).

Se você conhece crianças de 05 a 12 anos (nascidas de 2012 a 2019), compartilhe esta oportunidade, "corre" lá no site, confira mais informações, programação, regulamento e faça a inscrição. Clique aqui.

O evento ocorrerá no dia 19 de outubro, na Pista de Atletismo do CEPEUSP (Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo, Praça 02, Prof. Rubião Meira, 61 - Cidade Universitária).

Além das corridas haverá um espaço para a prática de outras atividades esportivas, integrando toda a família: o "Espaço Ativo". Venham preparadas!


A Voltinha aproveita o ambiente de um evento esportivo tradicional, que é a Volta da USP, para
estimular as crianças a darem mais um passo no seu processo de formação esportiva. De forma lúdica, possibilita experimentar o correr, favorecendo a descoberta do prazer de se movimentar.

Confira algumas fotos da edição 2023, aqui.

As vagas para cada faixa etária são limitadas. Há uma taxa no valor de R$ 30,00 (trinta reais).

A Voltinha da USP faz parte do Circuito USP de Corridas.

Apoios: Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, Prefeitura do Campus Butantã, FUSP e Guarda Universitária.
 

Orientações para inscrição (obs.: necessário uma conta de e-mail para cada inscrição):

  • Ao entrar na página da Voltinha no site do CEPEUSP, procurar a turma correspondente ao ano de nascimento da criança.
  •  Clicar no local de fazer a inscrição. Depois, clique em "Não tem cadastro? Faça agora!".
  •  Cadastrar o(a) participante com o e-mail da criança, o nome e os demais dados dele(a). Não utilizar os dados do responsável, exceto os que , eventualmente, a criança não tenha.
  •  Ao fazer a inscrição e chegar à página do perfil do participante, não é necessário anexar Atestado Médico ou qualquer outro documento.
  •  Clique em meus boletos, imprima e efetue o pagamento até a data indicada (se o pagamento não for efetuado até a data, a inscrição será cancelada).

IPA Brasil: inscrições abertas - oportunidade para jovens universitários

Estão abertas as inscrições para o Curso e Programa de Estágio Voluntário da IPA Brasil!

É um curso e um estágio, pois você poderá validar as horas como estágio ou atividade complementar:

  • Estágio: se estiver cursando a disciplina de Estágio e a faculdade aceitar a modalidade remota;
  • Atividade complementar: não há necessidade de estar na disciplina de Estágio, mas a faculdade precisa aceitar atividade remota;
  • Curso: para a formação geral.

Uma super oportunidade de receber capacitação de qualidade e realizar projeto lúdico na sua comunidade.

Se você é das áreas de brincar, lazer, educação, artes, esportes, serviço social, saúde e correlatas, essa oportunidade é para você:

  • Carga horária de 90 horas.
  • Jovens de 18 a 29 anos.
  • Sempre às segundas, das 19h às 22h.
  • Encontros de 30/09 a 18/11.
  • Inscreva-se até 23 de setembro.

Mais informações e inscrições: bit.ly/IPABrasilEstagio2024

A IPA Brasil e o CEPEUSP, através do PRODHE, realizaram várias parcerias ao longo dos últimos anos. As formações da IPA são excelentes para aprender, conviver, integrar e defender o Brincar Livre. Aproveite esta oportunidade!

Impactos em Modos de Vida Ativos: 12/09 - 10 horas

As desigualdades sociais e as infraestruturas urbanas e suas funcionalidades são alguns aspectos que impactam as pessoas e sociedades serem mais ativas.

Nos meses de setembro e outubro, os encontros da Redes Vidas Ativas abordarão um pouco destas temáticas. Convidamos todas as pessoas interessadas a participar das conversas remotas.

O encontro de setembro trará provocações iniciais de convidadas especiais:

A fundadora da Mempodera e lutadora de luta olímpica Aline Silva. A Mempodera visa promover a igualdade de gênero através do esporte e da educação. Aline compartilhará conosco um pouco de sua experiência no empoderamento de jovens.

O coordenador do grupo de pesquisa-ensino-extensão Rede Mobilidade Periferias Ricardo Barbosa. Geógrafo, professor do Instituto das Cidades (Campus Zona Leste, Unifesp), contribuirá no debate sobre modos de vida mais ativos na cidade.

Certamente teremos falas e reflexões riquíssimas. Venha aprender e compartilhar suas ideias, dúvidas e inquietações conosco!

Quando? 12 de setembro, das 10 às 11h30.

Onde? encontro remoto pelo link  https://bit.ly/RedesVidasAtivas

Aberto a todas as pessoas interessadas nos temas específicos e em promover vidas mais ativas.

A Redes Vidas Ativas é um espaço de conexão entre coletivos, instituições e pessoas que buscam promover vidas e sociedades mais ativas. Vamos unir forças em temas como atividade física, saúde, esporte, mobilidade ativa, desenvolvimento humano, meio ambiente e muito mais!

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Formação Viva & Love CT Arte e Cultura: 05/09 - 09 às 12 horas

Vidas ativas são práticas culturais, passadas de geração em geração, em diversos espaços e situações humanas. Engloba inúmeras formas de se movimentar, que se diferenciam em cada local, contexto e cultura. 

Compreender tal fato permite ampliar a nossa concepção dos modos ativos de existir, conhecer e ouvir experiências que se mostram diferentes daquilo que nosso contexto específico nos apresentou ao longo da vida.

O skate, enquanto modalidade de movimento e expressão, além de olímpico, tem se mostrado cada vez mais amplo e rico em sua cultura, práticas, significados e formas de ser.

Por se desenvolver em contextos urbanos, o skate se conecta com o uso da cidade, se relacionando fortemente com o desenvolvimento do território e a participação de pessoas neste processo de desenvolvimento.

Quando se relaciona com projetos sociais que visam desenvolver a cidadania, por meio dos esportes e práticas do movimento, o skate tem se mostrado potente nas iniciativas do esporte de participação, educação e desenvolvimento.

A pedagogia da emancipação pelo skate, desenvolvida pela Love CT, tem suas raízes na percepção da necessidade de ocupação de espaços, o ensino e o modelo de como essas ocupações podem ocorrer. Se tornando, nestes espaços, uma prática passada de geração a geração.

Junto da Love CT, a Formação Viva nos trará o conhecimento prático de como o skate se mostra um modo de vida ativo. Não só do movimento, mas da relação com a cidade, os espaços urbanos, assim como intervenções e recuperação de espaços abandonados para a realização da prática. 

Serão apresentados aos presentes os detalhes de como a inserção do skate pode acontecer no âmbito do ensino e da pedagogia, tanto para crianças e adolescentes quanto para adultos e pessoas da terceira idade. Capacitando também educadores de projetos sociais do skate e pessoas interessadas a, minimamente, compreenderem como transmitir o conhecimento, como se constrói um ambiente que propicia essa passagem de geração a geração rumo à emancipação e construção de cidadania pelo skate.

Então, é só aparecer! O evento é aberto e gratuito!

  • Quando? 05 de setembro, das 09 às 12 horas.

  • Onde? Espaço Multiuso do CEPEUSP (Centro de Práticas Esportivas da USP, Praça 02, Prof. Rubião Meira, 61 - Cidade Universitária - Butantã - SP).

  • O que? Vivência de Skate e Roda de Conversa (equipamento será fornecido pela organização).

  • Com quem? Com você e a equipe do Coletivo Love CT Skate - Inclusão e Resgate.

  • Inscrição? Não é obrigatória, mas facilitará a organização do evento, você pode fazer clicando aqui.