terça-feira, 23 de julho de 2024

Maratona Esporte e Desenvolvimento Humano já tem data: reserve na agenda!

9a Maratona de Esporte e Desenvolvimento Humano já tem data de realização e de inscrição de trabalhos! Então, anote aí na agenda e não perca os prazos!

Mas o que é a Maratona? O evento tem como objetivo mobilizar educadores e instituições que atuam com esporte, atividade física, mobilidade ativa e o movimento humano em geral, a compartilharem suas práticas pedagógicas num ambiente de troca e reflexão, gerando novas aprendizagens. Não é uma corrida, mas é um evento de fôlego, pois temos tido uma média de 50 experiências pedagógicas inscritas.

A Maratona ocorrerá de 28 a 30 de janeiro 2025, de maneira presencial, no Sesc Belenzinho - São Paulo. A inscrição das experiências pedagógicas será de 20 de agosto a 20 de outubro.

Para ir aquecendo, algumas dicas:

  • Teremos três formatos de apresentação das experiências: Relato Oral, Vivência e Vídeo;
  • Consulte, leia e inspire-se na publicação dos trabalhos da 6a Maratona, clique aqui e acesse!
  • O evento faz parte da agenda da Rede Esporte pela Mudança Social - REMS, coorganizado pelos seus associados CEPEUSP/Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte, Instituto Teko Porã, Fundação Gol de Letra e Sesc SP (com realização na unidade Belenzinho). Se tiver alguma dúvida, entre em contato!

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Vai ter Formação Viva em setembro! Com muito Love CT!

Vidas ativas se desenvolvem de acordo com as possibilidades de interação no âmbito do lazer, beneficia o tempo livre de pessoas, constroem sentidos que se conectam e formam comunidades. Nestes espaços, sejam eles físicos, filosóficos ou afetivos, a sensação de circulação segura propicia e fomenta o diálogo.

Dentre as possibilidades de vidas ativas contemporâneas, a prática do skate ao longo dos anos tem tomado espaços da rua ao olimpo, interagindo com os espaços de lazer, formando comunidades que se engajam em movimentos, eventos e celebrações do engajamento coletivo em prol do andar de skate junto. Mostrando-se um jeito peculiar de se relacionar com o mundo, seja na periferia, nos grandes centros ou grandes competições. Movimentos estes muitas vezes espontâneos, que englobam não só remar em si, mas também as manifestações de música, arte e expressão de uma determinada realidade e grupos sociais.

Compreendendo o mundo atual como palco para ampliarmos a noção de vidas e culturas ativas, o Coletivo Love CT trará para a nossa Formação Viva a experiência de 13 anos de atuação no extremo leste de São Paulo, compartilhando conosco sua pedagogia de ensino, vivência do skate periférico e de apego ao espaço.

O objetivo do encontro é conhecermos mais a fundo o que faz o skate ser o que é para aqueles que o vivem e praticam, passando pelas suas relações sociais e geográficas, aspectos emocionais e afetivos, relações com arte e cultura urbana e periférica, e o desafio de se manter equilibrado sobre uma prancha de madeira com rodinhas.

Vamos praticar e conversar sobre isso?

  • Quando? 05 de setembro, das 09 às 12 horas.

  • Onde? Espaço Multiuso do CEPEUSP (Centro de Práticas Esportivas da USP, Praça 02, Prof. Rubião Meira, 61 - Cidade Universitária - Butantã - SP).

Venha com a gente aprofundar a relação Cultura Urbana de Movimento e Vidas Ativas, fortalecer comunidades ativas e estimular novas. Faça a inscrição aqui (não é obrigatória, mas facilitará a organização do evento).

Contamos com sua participação! Anote na agenda, reserve a data e convide outros grupos, coletivos, comunidades, instituições.

segunda-feira, 1 de julho de 2024

Semestre intenso! Confira o que aconteceu!

O conceito de Vidas+Ativas tem sido a referência do PRODHE nos últimos anos, uma abordagem que convida todas as pessoas a refletirem, vivenciarem, compartilharem Modos de Vida Ativos!

Em sintonia com algumas das diretrizes da Universidade de São Paulo: inclusão, pertencimento, diversidade, gestão participativa, transparência, interação com a sociedade, este programa do CEPEUSP apresenta suas ações e resultados ao longo do 1o semestre de 2024:

  • Atendimento direto e regular de aproximadamente 130 crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos através de formações esportivas e curso de modalidades alternativas. Considerando o impacto da intencionalidade de estimular modos de vida ativos nos familiares e grupos de convívios das pessoas participantes, houve um atendimento indireto de mais 260 pessoas, aproximadamente;

  • Colaboração no processo de graduação de aproximadamente 80 discentes através do Programa Unificado de Bolsas USP, Ação pontual com FAU Social e parcerias com docentes e disciplinas da EEFEUSP e EACH;

  • Realização de 13 eventos com aproximadamente 1.000 participações. As ações promoveram formação pessoal e profissional, qualificação de usos de espaços para vidas+ativas, parcerias, conhecimento do território, oportunidades para lazer, saúde e desenvolvimento esportivo etc;

  • Engajamento na Semana Saúde em Movimento do CEPEUSP, no Fórum de Diálogo do CEPEUSP, no projeto "Criação de lugares qualificados para Estar e Bem Conviver", no Plano Diretor Participativo do Campus USP Butantã, no Festival Viva a USP 90 anos, na recepção de novos docentes da USP;

  • Articulação com órgãos e unidades da USP: interação com a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, Prefeitura do Campus Butantã e Comissão Especial de Regimes de Trabalho USP; participação na II Caminhada Direito à Saúde; interação com docentes, entidades discentes, Creche Central, Escola de Aplicação e com o Programa de Práticas Integradas Sustentáveis no Campus da Cidade Universitária do Butantã;

  • Articulação USP e Sociedade: participação na Rede Butantã, Ciranda de Fóruns e Redes do Butantã, Redes Vidas Ativas e Rede Esporte pela Mudança Social; interação com as Campanhas Internacionais Semana Mundial do Brincar e Dia do Desafio; desenvolvimento do projeto Butantã+Caminhável; parceria com o Instituto Ayrton Senna; palestras junto ao Instituto Futebol de Rua, Sesc Campinas/Dia do Desafio e Instituto Assaí/Fórum Esporte e Cidadania; participação na realização e no lançamento do Caderno "Encontro de Gestores do Esporte e Lazer: Campanhas e Territórios", do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP; parceria no planejamento e realização da Maratona Esportiva Teko Porã; parceria com diversas ONGs e serviços públicos;

  • Comunicação através de postagens no Blog Vidas+Ativas e Butantã+Caminhável, instagram @prodhecepeusp e @butantamaiscaminhavel, Grupos de WhatsApp e e-mails. Elaboração pelo setor de Comunicação do CEPEUSP da nova "roupagem" da campanha Vidas+Ativas.

A maioria das ações relatadas acima estão articuladas e conectadas entre si, visando criar um leque de oportunidades e escolhas. O 2o semestre promete!

PRODHE contribuindo com a graduação da USP

A equipe do PRODHE iniciou parcerias de experiências vivenciadas com a graduação da EEFEUSP e da EACH, respectivamente com as disciplinas Educação Física na 1a Infância - ministrada pela professora Andrea Freudenheim - e Esportes Individuais III - com a professora Mariana Harumi Tsukamoto.

As ações iniciais com discentes da EACH mobilizaram conhecimentos no conteúdo de Lutas. Algumas modalidades foram apresentadas às crianças participantes das formações esportivas do PRODHE. As práticas, rodas de conversas e aprendizagens propiciaram reflexões de possíveis caminhos para os desafios, um processo contínuo de formação pedagógica potencializando a conexão entre a teoria e a prática.

Com alunas e alunos da EEFEUSP, as ações foram de conhecer a história, fundamentos e modelo pedagógico do PRODHE, bem como observar duas aulas com as crianças. Tudo isso como preparativo para um 2o semestre com ministração de aulas e muitos conhecimentos compartilhados.

É fundamental para os universitários e educadoras esse processo como espaço de troca, compreendendo uma construção da identidade profissional, social e humana; ressignificando os diferentes momentos de conhecimentos que o ambiente e a relação com os grupos de alunas e alunos do PRODHE possibilitam. Podemos dizer que a união de trabalhos está constituindo-se em uma crescente comunidade de prática e aprendizagem.