quinta-feira, 13 de junho de 2024

Conhecimentos: construindo, compartilhando, aprendendo...

O PRODHE, programa de promoção de vidas+ativas do CEPEUSP, participou do Encontro de gestores do esporte e lazer: campanhas e territórios, conversa realizada em fevereiro/2023 no Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc São Paulo. Os relatos de experiências compartilhados e o diálogo entre os participantes gerou a sistematização de um memorial.

A equipe do PRODHE compartilhou a campanha por Vidas+Ativas e, em conjunto com os demais relatos, trouxe diferentes estratégias para fomentar o engajamento comunitário em suas respectivas campanhas, atividades e territórios.

Evento a ser realizado no dia 26 de junho (18h30 às 21h30, no CPF Sesc) falará um pouco sobre o processo de construção coletiva do material e a importância de parcerias e redes para o desenvolvimento da Gestão do Esporte. Inscrições aqui.

Interessadas(os) no material podem entrar em contato com o PRODHE (prodhe-cepe@usp.br).

Além deste memorial, o PRODHE participou da elaboração de outras publicações ao longo de 2023. Vamos dar uma conferida?!?!

  • E-book Competências socioemocionais e vidas ativas, lançado em abril, parceria do Cepeusp com o Instituto Ayrton Senna, pode ser acessado aqui;

  • Lançado no início do ano, o livro As pioneiras do futebol pedem passagem: conhecer para reconhecer (Editora Ludopédio), traz no capítulo O futebol para as mulheres não era uma profissão. E a história comprova isso a entrevista/relato de Suzana Cavalheiro, educadora do Cepeusp.

  • Capítulo As experiências do Prodhe com o Futebol de Rua, no livro Outro Futebol é possível: o futebol de rua como prática de cidadania (Editora Dandara), livro lançado em dezembro para celebrar os 10 anos de atuação da Ação Educativa e da Rede Paulista de Futebol de Rua.

  • Caderno de Comunicação e Reflexões para Ações Humanizadas na Gestão do Esporte, um incentivo à reflexão sobre como é possível e necessário incluir todos os corpos na prática esportiva, criando espaços e programas inclusivos e acolhedores também para públicos que muitas vezes veem seu direito ao esporte negado devido ao preconceito e discriminação. O caderno foi desenvolvido por alunas e alunos da 1a edição do "Curso Sesc de Gestão do Esporte: diversidade, cultura e lazer", do qual a educadora Kátia Moraes participou. Acesse aqui. Também foi publicado um texto na Revista do CPF Sesc que pode ser acessado aqui (n. 17, dez 2023, página 255).

Nenhum comentário:

Postar um comentário