quarta-feira, 26 de junho de 2024

Vidas+Ativa: entrevista e campanha!

Desde o lançamento do Caderno Jornada Vidas Ativas, em fevereiro de 2020, o PRODHE, um programa do CEPEUSP, desenvolve o conceito e práticas sobre Vidas Ativas:

"todas as formas de viver em que o movimento e a atividade física são essenciais no cotidiano das pessoas e comunidades." (Grupo de Estudo Vidas Ativas)

Muitos eventos, ações, diálogos e produções já foram realizadas desde então.

Em 2024, duas iniciativas contribuíram para consolidar o tema dentro da Universidade de São Paulo:

  • os eventos do PRODHE ganharam uma nova roupagem de comunicação sob o "guarda-chuva" Vidas+Ativas;

  • A Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) passou a apoiar a temática e realizou uma entrevista com o prof. Luiz Dantas (EEFEUSP) e os educadores Maykell Araujo e Marcos Vinicius (CEPEUSP). A entrevista pode ser conferida aqui.

Ficou curiosa, curioso?! O Caderno Jornada Vidas Ativas pode ser acessado aqui.

E vem muito mais por aí! Nos acompanhe, nos contacte e se engaje por vidas+ativas! Dê uma conferida na agenda 2024.

Agradecemos à equipe da PRIP que participou da entrevista, filmagem, edição e publicação do vídeo.

Venha jogar e brincar! Comunidades Ativas: 29 de junho!

Vamos celebrar o semestre com o evento Comunidades Ativas, um momento de compartilharmos aprendizados.

A proposta é mobilizar os grupos aos quais estamos vinculados no cotidiano - famílias, amigos, equipes esportivas - e vivenciarmos possibilidades de sermos mais ativos.

Então, fica o convite para que você venha participar conosco, trazendo seus grupos de convívio para o encontro Comunidades Ativas.

  • Para fazer o que? Jogos e Brincadeiras livres e intergeracionais.
  • Quando? 29 de junho, sábado, das 09 às 11 horas.
  • Onde? no Salão Multiuso do CEPEUSP (Praça 02, Prof. Rubião Meira, 61, Cidade Universitária - Butantã - SP).
Evento gratuito, aberto ao público em geral (de todas as idades, de dentro e de fora da universidade, de perto e de longe, mais ativos, menos ativos...).
É só comparecer!

terça-feira, 25 de junho de 2024

Como foi o encontro da Redes Vidas Ativas que tratou do tema Advocacy? Confira a gravação!

O encontro de maio da Redes Vidas Ativas teve como tema de diálogo Advocacy, com convidadas muito especiais.

A co-fundadora e diretora executiva da ACT Promoção de Saúde, Paula Johns, e a advogada Livia Pimentel, da Eixo Estratégia Política (consultoria de advocacy da Rede Esporte pela Mudança Social), compartilharam conhecimentos fundamentais para entendermos como a defesa de direitos e causas influencia nossas políticas públicas.

Foram momentos de compartilhamento de conhecimentos e muito diálogo para compreensão de como pode se dar o advocacy nas áreas e temas relacionados a vidas ativas.

Ficou curiosa, curioso? Você pode conferir como foi a conversa clicando aqui, acessando a gravação.


A Redes Vidas Ativas é um espaço de conexão entre coletivos, instituições e pessoas que buscam promover vidas e sociedades mais ativas. Vamos unir forças em temas como atividade física, saúde, esporte, mobilidade ativa, desenvolvimento humano, meio ambiente e muito mais!

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Comunidades Ativas: celebrando o semestre!

O evento Comunidades Ativas será um momento de compartilharmos muito do que ocorreu nas atividades do PRODHE ao longo do semestre.

A proposta é mobilizar os grupos aos quais estamos vinculados no cotidiano - famílias, amigos, equipes esportivas - e vivenciarmos possibilidades de sermos mais ativos.

Então, fica o convite para que você venha participar conosco, trazendo seus grupos de convívio para o encontro Comunidades Ativas.

  • Quando? 29 de junho, das 09 às 11 horas.
  • Onde? no Salão Multiuso do CEPEUSP (Praça 02, Prof. Rubião Meira, 61, Cidade Universitária - Butantã - SP).
Evento gratuito, aberto ao público em geral (de todas as idades, de dentro e de fora da universidade, de perto e de longe, mais ativos, menos ativos...).
É só comparecer!

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Conhecimentos: construindo, compartilhando, aprendendo...

O PRODHE, programa de promoção de vidas+ativas do CEPEUSP, participou do Encontro de gestores do esporte e lazer: campanhas e territórios, conversa realizada em fevereiro/2023 no Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc São Paulo. Os relatos de experiências compartilhados e o diálogo entre os participantes gerou a sistematização de um memorial.

A equipe do PRODHE compartilhou a campanha por Vidas+Ativas e, em conjunto com os demais relatos, trouxe diferentes estratégias para fomentar o engajamento comunitário em suas respectivas campanhas, atividades e territórios.

Evento a ser realizado no dia 26 de junho (18h30 às 21h30, no CPF Sesc) falará um pouco sobre o processo de construção coletiva do material e a importância de parcerias e redes para o desenvolvimento da Gestão do Esporte. Inscrições aqui.

Interessadas(os) no material podem entrar em contato com o PRODHE (prodhe-cepe@usp.br).

Além deste memorial, o PRODHE participou da elaboração de outras publicações ao longo de 2023. Vamos dar uma conferida?!?!

  • E-book Competências socioemocionais e vidas ativas, lançado em abril, parceria do Cepeusp com o Instituto Ayrton Senna, pode ser acessado aqui;

  • Lançado no início do ano, o livro As pioneiras do futebol pedem passagem: conhecer para reconhecer (Editora Ludopédio), traz no capítulo O futebol para as mulheres não era uma profissão. E a história comprova isso a entrevista/relato de Suzana Cavalheiro, educadora do Cepeusp.

  • Capítulo As experiências do Prodhe com o Futebol de Rua, no livro Outro Futebol é possível: o futebol de rua como prática de cidadania (Editora Dandara), livro lançado em dezembro para celebrar os 10 anos de atuação da Ação Educativa e da Rede Paulista de Futebol de Rua.

  • Caderno de Comunicação e Reflexões para Ações Humanizadas na Gestão do Esporte, um incentivo à reflexão sobre como é possível e necessário incluir todos os corpos na prática esportiva, criando espaços e programas inclusivos e acolhedores também para públicos que muitas vezes veem seu direito ao esporte negado devido ao preconceito e discriminação. O caderno foi desenvolvido por alunas e alunos da 1a edição do "Curso Sesc de Gestão do Esporte: diversidade, cultura e lazer", do qual a educadora Kátia Moraes participou. Acesse aqui. Também foi publicado um texto na Revista do CPF Sesc que pode ser acessado aqui (n. 17, dez 2023, página 255).

segunda-feira, 10 de junho de 2024

Semana Conviver, Jogar e Brincar: confira como foi!

A Semana Conviver, Jogar e Brincar mandou o seu recado!

Muitas rodas, ritmos, movimentos... fazer juntos... contemplar, descansar, deixar sua marca.

Mais de 330 participações nas atividades espontâneas e orientadas que ocorreram entre 27 e 29 de maio. Experiências de qualificação dos espaços com: 

  • Intervenções de baixo custo e alto impacto, ampliando as possibilidades de usos dos espaços;

  • Prática de atividades físicas e esportivas mais espontâneas, comunitárias e democráticas;

  • Espaços para contemplação, descanso e convivência;

  • Diversidade de opções de atividades, estímulos sensoriais, materiais para uso comum e possibilidades de convivência e compartilhamento; 

  • Articulação com campanhas internacionais sem perder as características vocacionais do Cepeusp e valorizando a proposta de Vidas+Ativas. Os temas Cidades Saudáveis e Vem pra Roda: no ritmo do brincar estiveram presentes na concepção, planejamento e realização do evento.

Nossos agradecimentos aos apoios e parcerias: FAU Social, Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP, Prefeitura do Campus USP Capital-Butantã, Escola de Aplicação da FEUSP, Programa USP Sustentabilidade, Escola de Educação Física e Esporte da USP, Bateria Brutalista, Instituto Teko Porã, Caraminhola na Escola, CECCO Parque Previdência,  universitárias, universitários, servidoras, servidores e frequentadores do Cepeusp e da USP que fizeram a semana acontecer.

Fotos e vídeos da Semana Conviver, Jogar e Brincar podem ser acessadas aqui.

Para a semana acontecer houve uma ação preparatória com a FAU Social. Dê uma conferida aqui.