terça-feira, 2 de abril de 2024

Saúde Planetária na Redes Vidas Ativas: confira como foi!

Uma semana formativa com muitas reflexões sobre a relação humana com a natureza, com o planeta.

Em conexão com a Formação Viva que abordou o tema O Bem Viver e Vidas Ativas, o encontro mensal e remoto da Redes Vidas Ativas trouxe a Saúde Planetária para o foco do diálogo.

O professor Antonio Mauro Saraiva - coordenador do Grupo de Estudo Saúde Planetária: Uma Abordagem Transdisciplinar para a Sustentabilidade do Planeta Integrada à Saúde Humana do Instituto de Estudos Avançados (IEA) -, compartilhou o histórico, essência e consequências práticas do movimento de Saúde Planetária:

  • as conquistas e evoluções pós-2a guerra mundial tiveram uma curva exponencial de desenvolvimento em vários aspectos da vida humana, mas ao custo de uma explosão e uso demasiado dos recursos naturais;
  • as mudanças climáticas são a ponta do iceberg, os impactos em nossas vidas são amplos, desde como afetam nossas possibilidades de movimento até saúde mental, alimentação, habitação etc;
  • Estamos saindo de uma situação conhecida para uma desconhecida. A responsabilidade é de todos nós, embora em níveis diferentes, pois há modos de vida que impactam mais. Mas, "existo, logo impacto";
  • Nossas escolhas individuais de comportamento, como cidadãos e no exercício dos diversos papéis que temos na sociedade, precisam ser pensadas e realizadas em termos de impacto na saúde planetária;
  • Inclusão e justiça fazem parte da saúde planetária, pois as pessoas são atingidas de formas diferentes, mas a responsabilidade precisa ser coletiva em meio a tanta desigualdade social.

A professora Alessandra Bueno, doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP e embaixadora de Saúde Planetária pelo programa do IEA, em 2021, compartilhou um pouco como a participação no programa de embaixadores afetou sua vida:

  • necessidade de pensar a Saúde Planetária como transversal à pesquisa, ao trabalho;
  • como falar de Atividade Física e Esportiva para pessoas impactadas com as questões climáticas extremas?
  • pensar na pegada de carbono e impacto no ambiente da construção de espaços para Atividade Física e Esportiva, como academias, pistas de esqui, campos de golfe etc.

Foram falas e reflexões potentes, um chamamento à ação e responsabilidade individual e coletiva, pois a saúde de todos os seres vivos depende da saúde do planeta, que já não é mais uma questão de futuro, mas de presente muito real.

Quer saber mais, acesse:

  • Declaração de São Paulo sobre Saúde Planetária - com mensagens para diversos atores sociais (clique aqui).
  • Artigo O que a comunidade de atividade física pode fazer pela ação climática e pela saúde planetária? (clique aqui).
  • Artigo Alcançando o equilíbrio: atividade física e saúde planetária (clique aqui).

A Redes Vidas Ativas é um espaço de conexão entre coletivos, instituições e pessoas que buscam promover vidas e sociedades mais ativas. Os encontros são mensais e remotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário