Numis Unesp (Núcleo de Movimento, Inclusão e Saúde da Universidade Estadual Paulista): duas interações ocorreram com poucos dias de diferença. Nossos agradecimentos ao Márcio, Marcos e organizadores da Runesp e do Fórum!
Runesp: caminhada e corrida, realizada no dia 20 de novembro na Avenida Prof. Mello Moraes, USP. Uma corrida muito bem organizada, calorosa, acolhedora. Nos sentimos muito bem em participar!
Fórum Movimento para Tod@s: dia 25 de novembro, com a presença do Cepeusp Prodhe e da Universidade de Coimbra (UC). Compartilhamos algumas ações, impressões e provocações. Confira um resumo abaixo e a íntegra da conversa aqui:
graduandos vinculados às Atléticas da USP representam aproximadamente 10% do total, dado compatível com a UC, 13%. O que sabemos sobre os demais em termos de relações e práticas de Atividades Físicas e Esportivas (AFEs)?
A USP teve nos últimos anos a disciplina optativa "Esporte na Graduação - da teoria à prática", organizada pela Pró-Reitoria de Graduação e o Escritório de Atividade Esportiva, e realizada nos centros esportivos. Aproximadamente 2 a 3 mil graduandos por ano frequentaram a disciplina, constituída de 4 workshops práticos e e-aulas disponíveis para acesso livre.
A experiência do Numis de criação de núcleos locais a partir da mobilização de discentes e servidores (docentes e técnicos-administrativos) possui uma característica de engajamento importante para a continuidade e significado das ações desenvolvidas.
Por que não realizamos um evento com as 3 universidades estaduais paulistas para compartilhamento das práticas de incentivo a vidas mais ativas, tanto das comunidades internas quanto da sociedade em geral? A quem conseguimos disseminar e impactar?
Por que não desenvolvemos nas universidades uma experiência de oportunidades para tod@s serem ativos? Com papéis claros para cada envolvido (Reitoria, Pró-Reitorias, Unidades, Atléticas, Centros Acadêmicos, órgãos de fomento como o Numis, Prefeituras dos campi etc), um micro-sistema de Atividades Físicas e Esportivas, um grupo interdisciplinar para pensar os aspectos que podem ser impactados nos modos de vida nos campi.
Quer saber como foi a visita? As fotos aqui mostram muito e você também pode conferir um breve relato aqui!
Nossos agradecimentos especiais pela acolhida: Sylvia, Felipe Cunha (educador físico) e Célia Fernandes (cidadã e permissionária de horta urbana).
Nenhum comentário:
Postar um comentário