segunda-feira, 31 de outubro de 2022

6a Voltinha da USP: correr, conviver, jogar!

A Voltinha voltou! A 6a Voltinha da USP ocorreu no dia 22 de outubro. Organizada pelo Prodhe Cepeusp (Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte do Centro de Práticas Esportivas da USP), contou com os importantes apoios da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento, Prefeitura do Campus e Guarda Universitária, além de utilizar parte da infra-estrutura cedida pela Federação Universitária Paulista de Esportes.

E foi um sucesso dentro e fora das pistas!

Dentro das pistas a garotada se divertiu muito. Crianças de 05 a 12 anos correram distâncias de 30 a 100 metros, lidando com seus desafios, motivações e possibilidades.

Fora das pistas, mais oportunidades de convivência e relações intergeracionais, o Espaço Ativo, com jogos e brincadeiras para todas as pessoas; a Tenda Gamer e Fisioterapia.

Aproximadamente 1.000 pessoas estiveram envolvidas, entre crianças, adolescentes, familiares e organizadores (voluntários, jovens mediadores, ex e atuais educadores do Prodhe e de instituições parceiras e colegas do CEPEUSP). Nossos sinceros agradecimentos a todas!

Agradecemos aos grupos de professoras, professores, alunas e alunos parceiros que participaram da Voltinha: Projeto Ski na Rua e Projeto Vida Corrida.

Confira alguns momentos da Voltinha aqui (os créditos das fotos são de nossa amiga e educadora do CEPEUSP, Carolina Magalhães).

Até a próxima!

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Jornada de Desenvolvimento Ativo Comunitário: conviver, jogar e brincar!

A Jornada de Desenvolvimento Ativo Comunitário se constitui de 6 encontros presenciais organizados pelo Prodhe-Cepeusp. Mas os encontros são alguns passos de uma jornada muito mais ampla, que são todas as possibilidades de nos mantermos ativos individualmente e nos grupos com os quais convivemos: na família, trabalho, com amigos, na rua onde moramos, nas comunidades...

Os encontros servem para compartilharmos experiências, fazermos juntos algumas atividades, refletirmos e pensarmos em mais possibilidades para vidas+ativas.

Está chegando o momento de um desses encontros:

Quando: 05/11, sábado, das 09 às 11 horas.

Onde: Salão Multiuso (antigo Nuri, no Centro de Práticas Esportivas da USP, Praça 02, Prof. Rubião Meira, 61, Cidade Universitária - Butantã).

O que faremos:
  • jogos e brincadeiras em espaços gramados e de areia;

  • conversa sobre o que pode ser modificado nos espaços utilizados para favorecerem ainda mais a convivência, o jogar e o brincar.

Inscrição: não é obrigatória, mas nos ajuda na organização das atividades. Link aqui.

O encontro é gratuito e aberto a todas as pessoas interessadas no desafio da Jornada. Mesmo que você não tenha participado dos momentos anteriores, fica o nosso convite.

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Analisar, dialogar, refletir, decidir... por vidas+ativas

O Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte do Centro de Práticas Esportivas da USP tem como principal objetivo estimular pessoas e comunidades a terem vidas+ativas. Para isso, uma importante característica é a participação em redes de pessoas, instituições e coletivos, o fazer colaborativo. Essas diferentes redes fomentam temas e questões que impactam os modos de vida ativos, como atividade física e saúde, mobilidade ativa, articulação e desenvolvimento local, esporte e desenvolvimento humano etc.

A Redes Vidas Ativas é um desses espaços e, atualmente, está engajada na Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições 2022. A Coordenação Nacional da Campanha realizou a avaliação dos planos de governo que as candidaturas registraram no Tribunal Superior Eleitoral à busca de suas propostas para a mobilidade. Confira o resumo e o infográfico no site https://mobilidadenaseleicoes.org.br/nacional/campanha-federal/, bem como a carta compromisso e outras ações da campanha.

A Rede Esporte pela Mudança Social (REMS) também fez uma análise dos planos de governo centrada na questão do esporte para a mudança social. 
Para as 168 organizações membros da REMS, o esporte, além de um direito previsto na Constituição, é fator de desenvolvimento humano, para todas as fases da vida. Por isso, democratizar o acesso ao esporte no Brasil, considerando os recortes de diversidade: gênero, étnico-racial, pessoa com deficiência, orientação sexual, condição social e geracional, é nosso grande desafio e deve ser abraçado também pelo futuro Presidente e demais responsáveis pelas políticas públicas em nosso país.
A REMS também encaminhou às equipes dos  candidatos à presidência que disputarão o 2º turno das eleições uma carta com propostas para o esporte no Brasil. A carta pública pode ser acessada aqui.

Agora é com você: analise, compartilhe, dialogue, reflita, decida...

Caso tenha interesse em acessar diretamente os planos de governo das duas candidaturas, clique nas siglas: PL e PT.

terça-feira, 18 de outubro de 2022

Promoção de modos de vida mais ativos em situações de vulnerabilidade: uma baita conversa!

No dia 13/10 ocorreu uma fantástica conversa entre as lideranças comunitárias Sidineia Chagas (Perifeminas e Perifemanos), Marcelo Martins (Love CT) e Franz Thomas (Navegando nas Artes), mediada por Giovanna Togashi e pela metodologia de Diagnóstico Rápido Participativo (DRP).

O tema do bate-papo foi Promoção de modos de vida mais ativos em situações de vulnerabilidade - o evento fez parte da agenda do Circuito Urbano 2022, com apoio do ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos) e foi organizado pela Redes Vidas Ativas.

A proposta foi aplicar e aprender simultaneamente a metodologia DRP, sistematizando uma reflexão coletiva sobre os principais problemas e potenciais de comunidades em situação de vulnerabilidade que impactam em modos de vida mais ativos, gerando proposições construtivas.

A partir dos problemas levantados individualmente, chegou-se a um consenso e hierarquização de três principais:

  1. Ausência de equipamentos públicos, como teatros, quadras, ciclofaixas, centros culturais etc;
  2. Acessibilidade aos espaços / locomoção;
  3. Criminalização do tempo "não produtivo".

Algumas soluções foram propostas, conforme o quadro.

Os pontos positivos também foram levantados. Devido ao tempo de duração do evento, não foi possível fazer a hierarquização e, posteriormente, pensar em um Plano de Ação para enfrentar os problemas e potencializar os pontos positivos das comunidades em situações de vulnerabilidade.

Se você ficou curioso, dê uma conferida na gravação - canal do YouTube do Circuito Urbano, clique aqui para acessar. Se está com pouco tempo, dê uma olhada aqui para ficar ainda mais instigado a assistir!

E se quiser acompanhar os desdobramentos, participe da Redes Vidas Ativas: próximo encontro remoto no dia 10 de novembro, 10 horas (acompanhe no site https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/ para fazer inscrição e receber o link).

terça-feira, 11 de outubro de 2022

Circuito Urbano 2022 - Promoção de modos de vida mais ativos em situações de vulnerabilidade

A Redes Vidas Ativas é um espaço de diálogo que se formou no final de 2020, constituído por pessoas e coletivos que atuam com Mobilidade Ativa, Esporte e Desenvolvimento Humano, Atividade Física e Saúde e aberta a temas sinérgicos.

Por isso, é com entusiasmo que divulgamos o bate-papo remoto Promoção de modos de vida mais ativos em situações de vulnerabilidade, parte da agenda do Circuito Urbano 2022, com apoio do ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos).

Nosso evento ocorrerá no dia 13 de outubro, quinta-feira, a partir das 10 horas, via canal do YouTube do Circuito Urbano (clique aqui para acessar).

A proposta é de interação e aprendizado coletivo. Os participantes da Redes Vidas Ativas - Giovanna, Douglas e Marcos - mediarão uma conversa com Sidineia Chagas, Marcelo Martins e Franz Thomas. Compartilharemos e aplicaremos uma metodologia de Diagnóstico Participativo, aproveitando a experiência e conhecimento dos convidados e participantes via YouTube, refletindo e buscando soluções para que comunidades em situações de vulnerabilidade sejam mais ativas.

Confira um pouco mais sobre o Circuito Urbano e a temática central de 2022 "Localizando os ODS: não deixe ninguém e nenhum lugar para trás", clique aqui.

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Novo Time de Bolsistas no Prodhe Cepeusp

Esse semestre foi iniciado com a presença do nosso novo time de bolsistas que agora compõem a família PRODHE. Depois de dezenas de entrevistas finalmente montamos nossa equipe de bolsistas, este semestre formado com uma maior pluralidade quanto às áreas de formação composto por estudantes de: física, filosofia, letras, educação física e saúde e educação física e esporte, fundindo diferentes perspectivas para somar na construção contínua do modelo de planejamento e formação do programa.

Este encontro foi coberto por dinâmicas e conversas, começando pelo jogo "coelho sai da toca", objetivando mostrar que ninguém fica para trás no processo de crescimento dentro do projeto.

Subsequentemente tivemos apresentações invertidas e finalizamos o encontro com a exposição dos entendimentos acerca dos objetivos do programa que preencheram o painel construído pela equipe, junto a mostra de possibilidades de envolvimento e desenvolvimento dos bolsistas com as parcerias e ações realizadas pelo Prodhe.